Motivação para Estudar
Sentar para estudar e demorar para conseguir se focar ou até mesmo nem conseguir é algo bastante comum. Isso pode ter diferentes causas, dentre elas podemos citar a falta de motivação e a dificuldade que possuímos para mudar nossa “chave mental” para o “modo estudo”.
A falta de motivação pode ser causada por não conseguirmos enxergar de forma clara qual é o benefício real que o estudo irá nos trazer. Em geral, objetivos que possuem carga emocional são mais fortes e nosso cérebro tende a entendê-los melhor.
Objetivos como “passar na prova”, “entrar numa boa faculdade” e “conseguir um bom emprego” possuem carga emocional baixa, por isso são vagos para nosso cérebro e podem não gerar motivação suficiente.
Objetivos como “quero estudar pelo ORGULHO que vou SENTIR de estar numa boa faculdade” e “quero estudar pelo PRAZER que vou SENTIR de aprender sobre esse assunto” possuem carga emocional forte e um benefício claro e “entendível” para nosso cérebro.
Estudar pelo prazer de aprender além de ter carga emocional forte é imediato e já gera vontade de estudar por si só. “Se estudar vou ter o prazer de aprender”.
Estudar pelo orgulho de passar na faculdade possui carga emocional forte, mas “se estudar vou sentir orgulho de estar na faculdade” não é tão imediato e precisa que o link entre o estudo e o benefício seja criado.
Neste caso, uma prática que pode ajudar a criar esse link é a meditação pré-estudo, na qual fazemos de forma consciente associações diretas entre o estudo e o benefício.
Para quem desejar, disponibilizei um áudio com uma meditação guiada focada na criação desses links para aumentar a motivação e que irá conduzir para um estado menos ansioso e mais focado, o que pode ajudar a entrar no “modo estudo” mais rapidamente. Link para o áudio abaixo:
Aprenda a Estudar de Forma Eficiente
Deixe um comentário